Favoritos

“Factfulness”, de Hans Rosling

por   /  30/06/2020  /  9:00

106124710_190509662410476_3486427119423912152_n

Atenção, é possível curar seu vício em notícias! Aprenda 10 passos para fazer isso e resgate seu tempo – e de quebra sua sanidade também! Poderia continuar esse texto assim, pra fisgar você pela urgência, rs, mas será que tudo é tão urgente assim? Venho compartilhar uma leitura que me fez um bem enorme: “Factfulness: o hábito libertador de só ter opiniões baseadas em fatos” (@editorarecord), de Hans Rosling, com Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund.
⠀⠀⠀
O livro parte da ideia de que nossa visão de mundo está sistematicamente equivocada. A gente acha que o mundo nunca esteve tão horrível, quando na verdade nunca estivemos tão bem (sei que é difícil ler isso agora, mas ele mostra como evoluímos em praticamente todos os indicativos). Ele fala de 10 instintos que distorcem nossa perspectiva, como o de separação, que divide o mundo entre “nós” e eles”, e o de generalização, que faz com que “nós” pensemos que todos “eles” são iguais (exemplo: falar de “problemas da África”).
⠀⠀⠀
Uma visão baseada em fatos traz mais conforto e menos estresse e desesperança. Ao contrário da visão de mundo dramática, que é negativa e aterrorizante. “Quando você ouve sobre algo terrível, acalme-se fazendo esta pergunta: se tivesse acontecido uma melhora igualmente grande, eu teria ouvido algo a respeito? (…) Tenha em mente que as mudanças positivas podem ser mais comuns, mas elas não chegam até você. Você precisa descobri-las. (E, se você olhar as estatísticas, elas estão em toda parte.) Esse lembrete lhe dará a proteção básica que permitirá a você, e a seus filhos, continuar assistindo ao noticiário sem serem arrastados diariamente para a distopia”, escreve.
⠀⠀⠀
E termina falando pra atualizarmos constantemente visão e conhecimento e estarmos dispostos a mudar de opinião a partir de novos fatos. Adorei o livro, contribuiu pro meu detox. Continuo me informando (buscando mais contexto), mas deixei de achar que preciso saber de tudo o tempo todo agora.
⠀⠀⠀
#bibliotecadonttouch #ainternetqueagentequer

Deixe seu comentário