Favoritos

“Falso espelho”, de Jia Tolentino

por   /  07/07/2020  /  9:00

106728524_287870292361703_5928669891769179864_n

A internet maximiza nosso senso de oposição, nos faz supervalorizar nossas opiniões, degrada nossa noção de solidariedade, distorce nosso senso de identidade e destrói nossa noção de escala. Quem escreve esse vrá é Jia Tolentino em “Falso espelho” (@todavialivros), série de 9 ensaios sobre cultura contemporânea, alinhavando como a internet, que nos prometia tanta conexão, também é capaz de provocar alienação. Refletir sobre isso é pensar na #ainternetqueagentequer, como falamos na @contente.vc.
⠀⠀⠀⠀
“A loucura cotidiana perpetuada pela internet é a loucura dessa arquitetura que instala a identidade pessoal no centro do universo. É como se estivéssemos em um posto de observação olhando para o mundo inteiro com um binóculo que faz tudo se parecer com nosso próprio reflexo. Por meio das redes sociais, muitas pessoas passaram a ver qualquer nova informação como uma espécie de comentário sobre quem elas são”, escreve a autora.
⠀⠀⠀⠀
O livro também trata de temas como religião, drogas, heroínas da literatura, indústria da beleza, que agora conseguiu transformar o mito da beleza no mito de estilo de vida, em que a mulher usa a tecnologia disponível e gasta dinheiro para se tornar sua versão idealizada, entendendo isso como algo natural e até feminista. Aborda, ainda, o fenômeno girlboss, de mulheres empreendedoras, mostrando como um de seus maiores expoentes era só discurso – outra armadilha da internet. Entre o ser e o fazer, muito tempo é gasto com o mostrar, que pode ser muita performance, né?
⠀⠀⠀⠀
Jia é uma canadense descendente de filipinos que entrou na internet pela primeira vez aos 10 anos. Escreve para publicações como a New Yorker, sendo apontada como voz proeminente de sua geração. Sabe essa série de desconfortos que a gente sente ao viver no mundo em 2020? Ela nos ajuda a navegar por eles, explicando muito do que a gente pensa/sente, em um texto afiado e cheio de referências. Baita leitura!
⠀⠀⠀⠀
#bibliotecadonttouch #falsoespelho #jiatolentino

Deixe seu comentário