Favoritos

game boys

por   /  27/10/2008  /  11:41

Garotos com olhar de contemplação, iluminados por uma claridade que o espectador não sabe de onde vem. O close no rosto não dá pistas sobre o que eles olham com tanta concentração. A indicação, no entanto, está nos nomes que os acompanham: Halo 2, Enter the Matrix, Crash Bandicoot, títulos de jogos de videogame.

Os retratos fazem parte da série “Game Boys”, da fotógrafa norte-americana Shauna Frischkorn, 46. Por mais de dois anos, ela recebeu em seu estúdio garotos aficionados por videogames, em uma tentativa de captar a expressão deles enquanto jogavam.

“Logo no primeiro dia, soube que tinha algo único. O jeito como os garotos se comportam, a expressão deles enquanto estão jogando… Eles não mudam nunca! Mesmo após três horas jogando o mesmo jogo, eles têm a mesma expressão congelada”, disse em entrevista por telefone à Folha.

“Comecei, então, a prestar atenção nas nuances da expressão deles. Quando faziam alguma coisa que os deixavam alegres, dava para ver um sorriso minúsculo”, afirmou Shauna, que disponibilizou Playstation 2 e Xbox para os garotos.

As fotos -que ilustraram revistas como a “Time” e hoje fazem parte do acervo da Microsoft Art Collection- já foram comparadas a imagens renascentistas. “Disseram que a série tem a ver com êxtase, com pessoas olhando para o céu e esperando a descida de anjos.”

Para Shauna, um dos méritos das fotos é evitar o julgamento. “Qualquer coisa feita com moderação é legal. E, para alguns meninos, videogames são um alívio, ajudam a desenvolver a coordenação. Mas claro que não devem ser usados como babá eletrônica”, aconselha.

texto meu na folha da semana passada. vejam mais na folha online =)

Deixe seu comentário