Favoritos

gangnam style pela liberdade de expressão

por   /  21/11/2012  /  21:13

Os vídeos abaixo são umas das melhores coisas que vocês vão ver este ano. O artista Anish Kapoor chamou uns amigos para fazer uma paródia de “Gangnam Style”, do coreano Psy, pra falar de um assunto sério: falta de liberdade de expressão.

O artista quer chamar atenção para a situação do artista e ativista chinês Ai Weiwei, preso diversas vezes por expressar opiniões contrárias ao governo chinês.

O vídeo, aliás, surgiu depois que outra paródia, feita pelo próprio Ai Weiwei, foi tirada do ar na China. Em entrevista ao Guardian, Weiwei fala que, quando uma sociedade demanda que todo mundo abandone o direito de se expressar, essa sociedade deixa de ser criativa e perde a chance de se tornar feliz.

Abaixo, o “Gangnam Style” de Ai Weiwei:

No Guardian dá pra ver uma entrevista com o artista chinês > http://www.guardian.co.uk/music/video/2012/oct/24/ai-weiwei-gangnam-style-video

Depois que o vídeo foi tirado do ar, Anish Kapoor juntou uma galera e fez a paródia abaixo.

“Nosso filme tem com objetivo fazer uma séria observação sobre liberdade de discurso e liberdade de expressão. Nossa esperança é que esse gesto de apoio a Ai Weiwei e a todos os prisioneiros de consciência seja amplo e ajude a enfatizar como essas liberdades são importantes para nós”, disse o Anish Kapoor ao Independent.

O vídeo conta, também, com contribuições de galerias e museus como MoMA, New Museum, Guggenheim, Museum of Contemporary Art San Diego e vários outros, com suas equipes dançando uma das dancinhas mais pegajosas da história.

Nada melhor do que ter humor e estar atento ao que é hit na internet e fora dela para falar de um assunto sério. Em vez de vir com mais uma petição online ou mais um manifesto gigante pra chamar a atenção pra um problema, essa galera pegou um produto que é sucesso nos quatro cantos do mundo (com mais de 728 milhões de visualizações no Youtube), usou a mesma musiquinha e mudou radicalmente o conteúdo. Achei incrível!

Deixe seu comentário