Favoritos

sobre fotografia

por   /  30/08/2008  /  16:35

1. Fotografia é, antes de tudo, um modo de ver. Não é a visão em si mesma.

2. É a maneira inelutavelmente “moderna” de ver -predisposta em favor de projetos de descoberta e inovação.

3. Essa maneira de ver, que agora tem uma longa história, molda aquilo que procuramos perceber e estamos habituados a distinguir nas fotografias.

4. A maneira moderna de ver é ver em fragmentos. Tem-se a sensação de que a realidade é essencialmente ilimitada e o conhecimento não tem fim. Segue-se que todas as fronteiras, todas as idéias unificadoras têm de ser enganosas, demagógicas; na melhor hipótese, temporárias; a longo prazo, quase sempre falsas. Ver a realidade à luz de certas idéias unificadoras tem a vantagem inegável de dar forma e feição à nossa experiência. Mas também -assim nos instrui a maneira moderna de ver- nega a infinita variedade e complexidade do real. Desse modo reprime a nossa energia, a rigor o nosso direito, de refazer o que queremos refazer -a nossa sociedade, nós mesmos. O que é liberador, assim nos dizem, é perceber cada vez mais. [...]

5. Uma foto é um fragmento -um relance. Acumulamos relances, fragmentos. Todos nós estocamos mentalmente centenas de imagens fotográficas, que podem ser lembradas de modo instantâneo. Todas as fotos aspiram à condição de ser memoráveis -ou seja, inesquecíveis.

susan sontag, em “ao mesmo tempo”

via folha, com foto da magnum

1 Comentário Deixe seu Comentário

  • Pardal • 30.08.2008 @ 17:48 responder

    sobre comentários:

    1) não comente se não tiver certeza
    2) comente não se não certeza tiver
    3) se não certeza tiver comente
    4) se não tiver não se comente
    5) com mente não se tiver certeza

Deixe seu comentário